top of page

O que é gestão de projetos?

Atualizado: 20 de jan.

Vamos começar separando as duas palavras:


Gestão – efeito de gerir, estabelecer meta e controlar os resultados;

Projeto – intenção de fazer ou realizar algo no futuro.


A junção das duas palavras (gestão + projeto) significa o efeito de gerir (gestão) a intenção/desejo de fazer algo no futuro (projeto). Exemplos de projetos: fazer um curso superior, fazer uma viagem, construir uma casa, desenvolver um site, desenvolver uma marca ou até mesmo conseguir mais seguidores nas redes sociais. Todos estes exemplos podem ser considerados projetos.


O que é gestão de projetos? Podemos definir como uma forma de se organizar em objetivo, tarefas, equipe e cronograma. Conceitualizada a partir do livro Gestão de projetos do Fernando Veroneze e Amaru Maximiano
Figura 1 – representação das etapas que levaria ao processo de gestão de projetos

A ação de gerenciar o seu desejo ou ideia para torná-la real pode ser feita de forma natural e até intuitiva, organizar-se sozinha(o) de maneira racional, definir um objetivo e seguir em frente para fazer a sua viagem, construir a sua casa ou até mesmo um produto digital pode ser feito de maneira artesanal, com base nas suas próprias ideias e ferramentas.


Você pode estar se perguntando, mas se isso é construir projeto, então eu já o fiz! Sim, muito provavelmente você já teve experiência com projetos. A questão é que existem técnicas e ferramentas que podem te ajudar a fazer com que os projetos tenham mais chances de obterem sucesso.


Os projetos pessoais podem ter complexidade, mas quando os projetos envolvem mais pessoas e estão dentro de uma organização/empresa, podem se tornar ainda mais complexos, e neste sentido aumenta-se o risco de os projetos não terem sucesso caso utilizem ferramentas e processos artesanais e intuitivos.


Por este motivo que existem instituições que são focadas em desenvolver as melhores práticas para se gerenciar projetos, através de conteúdo, técnicas, processos e ferramentas que podem ajudar pessoas e organizações a fazer a gestão de projetos com cada vez mais qualidade e excelência, por exemplo, o PMI.org, a Scrum.org e a Veroneze.org.


O nível que você precisará se desenvolver na área de projetos dependerá do nível de exigência dos seus projetos, pode ser que o nível iniciante já seja o suficiente para os projetos que você costuma ter contato, em outros casos, por exemplo, participação em projetos que acontecem dentro de organizações e empresas, poderá ser necessário desenvolver-se até um nível intermediário ou avançado de gestão de projetos.


O mais importante é ir devagar e focado, se você estiver começando na área, a Veroneze.org irá te ajudar com conteúdos e vídeos.


Aproveite e veja os outros artigos que estão disponíveis na plataforma e compartilhe este artigo com outros colegas que queiram iniciar na área ou que simplesmente precisem entender o que é gestão de projetos. Obrigado por ter dedicado o seu tempo lendo este conteúdo e até o próximo!


Sobre o autor:

Fernando Veroneze é professor, escritor da editora gen Atlas e sócio diretor da SMR, especialista em gestão de projetos, processos e mudanças organizacionais, possui mais de 14 anos de experiência, incluindo projetos significativos em empresas como COPEL, Instituto Butantan, CNPEM, SESC, Marítima Seguros e etc. Autor do best-seller "Gestão de Projetos", também é um educador em instituições como FIA, Mackenzie e Politécnica da USP, com mestrado em Administração e extensão na Universidade da California - Berkeley. Sua missão é impulsionar transformações organizacionais e formar líderes empresariais para o futuro.

Cabeçalho - site.png
bottom of page