top of page

Eventos do Scrum aprenda agora!

Atualizado: 6 de fev.

O Scrum é fundamentado em reuniões pré-definidas, conhecidas como eventos do Scrum.

Eventos são utilizados no Scrum para criar uma rotina e minimizar a necessidade de reuniões não planejadas. Todos estes eventos têm regras de participação de membros da equipe e duração estimada.


Se você é novo na área, quero compartilhar contigo o conceito de tecla SAP que costumo utilizar, que é para facilitar o entendimento. Sempre que você ler a palavra sprint, considere que é equivalente a um projeto de curta duração, de no máximo 4 semanas.


Todos os eventos são direcionados para desenvolver parte/incremento de um produto, ao total são 4 eventos: planejamento da sprint/projeto; daily Scrum; revisão da sprint; retrospectiva da sprint.

No Scrum podemos considerar a sprint começa quando é realizado o primeiro evento: sprint planning / planejamento da sprint.


Sprint planning

Este evento é considerado o primeiro do Scrum, na qual a equipe do projeto começa a planejar as tarefas que serão executadas durante a sprint/projeto.

Figura 1 - Representação da duração do evento sprint planning em uma sprint/projeto de 4 semanas

No planejamento, o Product Owner (veremos mais detalhes sobre os papéis em um outro post) apresenta o escopo do produto (Product Backlog), explicando para a equipe quais são os objetivos de curto prazo para o produto e o que eles devem entregar primeiro para gerar valor ao cliente o mais rápido possível.


Em cima dessas explicações, os membros da equipe detalham as tarefas que precisam ser executadas para produzir parte do produto, e também estimam a duração destas tarefas.

Quando as estimativas da equipe parecerem preencher todo o tempo que terão para o desenvolvimento da sprint, o time fecha o escopo da sprint/projeto, apresenta ao Product Owner e não havendo objeções, o desenvolvimento começa.


No Scrum, o escopo do projeto é conhecido como backlog da sprint.

Neste e em todos os outros eventos o líder da equipe (Scrum Master) é o responsável por garantir que o evento aconteça.​

O segundo evento é a daily scrum / standup meeting


Daily Scrum / Stand-up meeting

A reunião Scrum ou daily é uma reunião rápida e que acontece com todos os membros da equipe em pé. Este evento tem uma duração máxima de 15 minutos.

Figura 2 - Representação da recorrência do evento daily scrum em uma sprint/projeto de 4 semanas

O objetivo desta reunião é alinhar a comunicação entre os membros da equipe, promover a colaboração e a transparência das atividades.

Durante esta reunião, cada membro do time responderá a três perguntas:

  1. O que fiz ontem?

  2. O que irei fazer hoje?

  3. Existe algo que me impede de executar as tarefas?

Os impedimentos deverão ser pontos de atenção para toda a equipe, o líder será o membro responsável por garantir que estes impedimentos/barreiras sejam removidos.

Ponto importante: este evento acontecerá todos os dias até o final da sprint, a sprint review.

O terceiro evento é a sprint review / revisão da sprint

Você sabia que a veroneze.org ajuda as pessoas na formação na área de gestão? Aproveite para conhecer o curso que irá acontecer nos dias 17 e 19 de agosto.

https://www.sympla.com.br/gestao-agil-de-projetos---scrum-e-a-agilidade__1309127 

Sprint review / revisão

É o momento em que a equipe se reúne com o cliente para apresentar o trabalho que foi realizado, a parte do produto que foi desenvolvida.

Figura 3 - Representação do evento sprint review em uma sprint/projeto de 4 semanas


Podemos considerar este evento como a reunião para a coleta de feedback do cliente sobre o produto. Esta coleta de feedback garante que o produto esteja mais próximo das expectativas do cliente e garanta o ciclo de melhoria contínua do produto.

A reunião de revisão não deve demorar mais do que uma hora por semana de sprint. De acordo com o Guia Scrum, a revisão inclui os seguintes elementos:

  • A equipe Scrum e principais partes interessadas participam da reunião;

  • O Product Owner explica quais itens do Backlog do produto foram finalizados;

  • A equipe ágil discute o que ocorreu bem e quais problemas encontraram durante o desenvolvimento do produto.

  • Todo o grupo contribui com sugestões de melhorias para o produto.

O quarto e último evento é o sprint retrospective / retrospectiva (retrô)


Sprint retrospective / retrospectiva

Este evento acontece logo após a reunião de revisão da sprint, assim que o cliente deixa a reunião de revisão a equipe ágil inicia a retrospectiva da sprint.

Figura 4 - Representação do evento sprint retrospective em uma sprint/projeto de 4 semanas


O objetivo desta reunião é identificar o que foi bem e o que não foi bem durante a sprint, coletar o feedback dos membros da equipe para melhorar os resultados do processo de desenvolvimento do produto na próxima sprint.


A retrospectiva existe para melhorar o processo enquanto a revisão é para melhorar o produto.

Neste evento a equipe pode utilizar a dinâmica “Continuar, parar e começar”. Esta é uma das inúmeras dinâmicas que podem ser utilizadas neste evento.

Figura 5 - Dinâmica "Continuar, parar e começar" do evento restropectiva da sprint


Esta dinâmica pode ser realizada presencial ou virtualmente utilizando plataformas como o trello, padlet ou miro. Nesta dinâmica os membros da equipe devem colar post-its nas colunas, levando em consideração:

  • Continuar – comportamentos e atitudes que funcionaram bem na sprint e devem ser mantidos;

  • Parar – comportamentos e atitudes que não funcionaram bem e devem ser evitados na próxima sprint;

  • Começar – comportamentos e atitudes que devem começar a serem feitos na próxima sprint para melhorar os resultados da equipe.

A ideia é revisitar este mural com frequência, o líder (Scrum master) deve apoiar a equipe para que as mudanças aconteçam.


Na retrospectiva da próxima sprint a equipe pode revisitar e discutir sobre os avanços e retrocessos.


Duração dos eventos

Figura 6 - Proposta de duração dos eventos do Scrum para cada semana de duração



Referência bibliográfica


O livro mais vendido da Amazon Brasil na área de gestão de projetos, adquira o seu e aprenda gestão de projetos.





Sobre o autor:

Fernando Veroneze é professor, escritor da editora gen Atlas e sócio diretor da SMR, especialista em gestão de projetos, processos e mudanças organizacionais, possui mais de 14 anos de experiência, incluindo projetos significativos em empresas como COPEL, Instituto Butantan, CNPEM, SESC, Marítima Seguros e etc. Autor do best-seller "Gestão de Projetos", também é um educador em instituições como FIA, Mackenzie e Politécnica da USP, com mestrado em Administração e extensão na Universidade da California - Berkeley. Sua missão é impulsionar transformações organizacionais e formar líderes empresariais para o futuro.


Agora complete o seu entendimento sobre os eventos do Scrum assistindo ao vídeo do Veroneze:


Você já conhecia os eventos do Scrum? Quais serão os desafios que podemos encontrar durante estes eventos?

Cabeçalho - site.png
bottom of page